#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Nosso mundo para amar...




Um estudo do Program das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) sobre as 22 nações da Liga Árabe, diz que a soma de seus habitantes é igual a 280 milhões, um pouco mais que os Estados Unidos. O PIB ( Produto Interno Bruto) de todos esses países arábes juntos é de US$ 531 bilhões, menor que o da Espanha com uma população de 40 milhões. A estagnação econômica árabe só perde para a África Subsaariana.
Para os pesquisadores da ONU, há três grandes déficits que mantém o mundo árabe aquém de seu potencial econômico e humano: liberdade, igualdade para as mulheres e conhecimento. Nenhum país arábe é uma verdadeira democracia.
Agora vem o mais triste, a utilização das capacidades da mulher no mundo árabe é a menor do mundo segundo o PNUD. "Toda a sociedade sofre quando a metade de seu potencial produtivo é asfixiada", afirma o estudo. As mulheres mantidas a distância da participação política e com menor acesso a educação, têm pouca chance de mudar o quadro. Cerca de 50% da população feminina árabe é analfabeta, indica duas vezes maior que entre os homens. Outro grave empecilho ao desenvolvimento é a falta de investimento em pesquisa e o acesso restrito à tecnologia.
Esses estudos sempre me tocam pois tenho conceitos sólidos de que a realização plena do potencial humano de cada indivíduo, dotado de um dom único, é resultado do seu bem-estar físico, emocional, intelectual e espiritual, e que esses quatro aspectos da existência estão sempre na dependência de coisas externas.
Sejamos caridosos com nossos irmãos árabes, eles precisam muito de nossas vibrações, dos nossos melhores sentimentos e energias, para que possam enxergar um pouco mais.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO