#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Vontade de escrever...


É, sempre me dá vontade de dividir pensamentos, mesmo que sejam dos mais simples.


Ultimamente eu estava muito poeta, escrevendo ( aliás tentando) sonetos, inspiradíssima! Eu tenho algumas teorias que explicam essa fase poeta na qual estou passando mas nenhuma é tão consistente quanto ao fato de eu ter ganhado um presente no meu aniversário.


Darin, um amigo que neste instante se encontra em São Francisco - USA, me enviou uma coleção de poemas do Federico García Lorca por sua paixão - Federico García Lorca - Collected Poems - A Bilingual Edition. E eu pequenina "nesse mundo de meu Deus", estava ensaiando ler esse presente com o coração muito aberto, afinal, o meu amigo Darin, toda vez que fala sobre Lorca, transparece lágrimas em seus olhos, extrema emoção. Também, poemas escritos por um homem que foi considerado mais perigoso com uma caneta do que com uma arma é realmente de se emocionar! Sí Lorca!


Mas então, agora pouco decidi dar uma olhada nessa coleção e quem me conhece sabe que eu sou uma pessoa extremamente "viajante". Vou explicar por que. Abri numa página com o título: "Viñetas flamencas - Flamenco Vignettes", e então vários poemas que o Lorca escreveu sobre o flamenco e suas personalidades estavam lá. Pessoas como Silverio Franconetti, Juan Breva... Curiosa que sou, comecei a procurar sobre esses, sobre Café Cantante, entre outros e de repente eu já estava lendo sobre ciganos e sua cultura, assistindo vídeos de música flamenca e assim foi. Mas o que passa é que ao ler o que Lorca escrevia eu comecei a pensar o tanto de "coisas" que se passavam em sua mente no momento em que ele escrevia aquele poema (Retrato de Silverio Franconetti) pois nos momentos em que eu me sentia inspirada, para escrever um verso que seja, 1.000.000.000.000 de "coisas" passavam na minha cabeça, 1.000.000... de palavras se passavam em busca de uma rima, e de repente eu conseguia construir um poeminha pra uma amiga. O prazer que eu senti em tentar desvendar o que Lorca estava pensando no instante que ele escrevia, pode ser associado com o prazer daquele que busca entender simbologias, ou desenhos, ou sejá lá o que for que expressa sentimentos e te dá um mundo vasto a ser explorado. É a mesma coisa que se nesse instante ao invés de escrever o que estou escrevendo agora, eu fizesse um poema, ou desenhasse, ou pintasse, ou expressasse de qualquer outra forma... e alguem tentasse explorar aquilo que está por trás do que escrevi e a verdade fundamental estivesse fundamentada na minha mente. Queria saber quem seria a pessoa que chegaria mais próxima desse texto que acabo de escrever. Mas o mais mágico de tudo isso é que mesmo escrevendo através da minha verdade, o leitor, iria explorar o poema através do seu próprio mundo, da sua própria verdade, da sua própria perspectiva ou melhor do seu próprio ponto de vista. Então eu posso dizer que o prazer que eu senti desvendando Lorca, é o prazer que eu sinto em descobrir o meu próprio mundo.
Agora indo um pouco mais longe que na verdade é tão perto ao mesmo tempo, em se tratando de tudo ou nada, tudo é nada e nada é tudo, imagina tentar sentir esse "mundo de meu Deus". Quanta ousadia para uma pequenina... Mas imagina "O Criador" ou " Os Criadores" desse planeta Terra, dessa galáxia, e assim vai. Com todo respeito, quem quer seja, o que quer que seja, que esteja criando a todo momento, merece muito o meu respeito. E o mais incrível é que eu sou parte de tudo isso. Nós todos somos. Interligados? Conectados? Interdependentes? Irmãos? Cada um no seu devido lugar fazendo a sua parte. Se nós descobrirmos o nosso próprio mundo interior, estaremos aptos para conviver com outros mundos interiores e perceberemos a grandeza do mundo exterior que vivemos. Por que não assumir o nosso papel? Até uma célula é arte. Eu sou um conjunto de células! Olhe-se no espelho e perceba: você é uma obra de arte! É só se permitir.
E pra terminar eu deixo um trecho de uma música que partindo dessa pespectiva tem sentido: "Quando Deus te desenhou, ele estava namorando na beira do mar.." Quem sabe ele não estava mesmo? hehe... Um pouco difícil mas no mínimo ou no máximo, prefiro acreditar no máximo, ele estava inspirado.



Então é neste instante é que declaro por aberto o meu pequenino, fabuloso e relativo blog. Ah, o nome do blog foi a primeira coisa que veio na minha cabeça na hora de criar o blog. Que os psicólogos não tentem me analisar a partir disso, porque é relativo ou não.
Agora vou mimi. Como na noite anterior, e a anterior, irei até o meu quarto, pegarei o meu travesseiro e levarei até o quarto da minha mamãe.

11 comentários:

Unknown 2 de abril de 2009 às 21:57  

Que maravilhoso é este o mundo da poesia, ainda mais com este autor "pouco bom" hahaha Aqui deixo as palavras de Drummond, já que você esta nessa fase:
"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos."

Beijos - Dimi

Aline 3 de abril de 2009 às 09:50  
Este comentário foi removido pelo autor.
Aline 3 de abril de 2009 às 09:50  
Este comentário foi removido pelo autor.
Aline 3 de abril de 2009 às 09:54  

Nossa feee... como assim vc cria um blog e nem me fala... :O
O Dimi tá inspirado hein....
AGora vc vai ter que colocar o poeminha que fez pra mim!!!
hahahaha
Bjuss

Renan Dias,  3 de abril de 2009 às 10:07  

fer, uma garota culta.. hahaha

Anônimo,  3 de abril de 2009 às 15:02  

O nome do blog não faz sentido, para quem vê, pelo lado de fora. Mas quem realmente ler o seu blog, vai saber o que ele significa...a fase, poetisa, de uma jovem dedicada que gosta de ler e e que escreve muito bem, pois esse seu texto está muito bem escrito que é culta pela sua vontade de aprender.
bjos
By: Giovanne

Anônimo,  3 de abril de 2009 às 15:27  

Estou até com vontade de criar um blog... é legal você expor seus "problemas" sem ter medo do que os outros pensam, fazer para se mesmo, não para eles.

Anônimo,  3 de abril de 2009 às 20:08  

Estou louco para que você continue esse blog...

Gabriela E. 3 de abril de 2009 às 20:32  

amor que lindooo....
hehe acho q amanhã meu blog volta para o ar...rsrsr
bjoooo

s2

adoro poetas...*.*

Anônimo,  5 de abril de 2009 às 14:58  

Obrigadoooooooooo!!!
Você me ajudou muito...
não sei como falar...
Só sei que esse blog me fez...
Perceber...
Que não tenho que me esconder...
O meu blog é sobre redação...
Uma coisa que sempre tive vontade...
Mas nunca tive coragem...
de falar que eu gosto...
De tudo que é poemas e redações...

Anônimo,  23 de abril de 2009 às 19:26  

Fê! Eu amei o seu blog...Estava morrendo de sono, mas qdo comecei a ler não deu pra parar. Agora vou dormir, mas o engraçado que já comecei a sonhar :) bj Te amo eternamente!

Mário

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO